,

Como homologar o título de medicina em Espanha

Espanha é um destino interessante para médicos formados em América Latina por vários motivos: a escassez de médicos em Espanha, a facilidade do idioma e a possibilidade de trabalhar posteriormente em outros países europeus.

Neste post explicaremos como é o processo de homologação do Título de Médico, clarificar as dúvidas mais frequentes e explicar em que vos podemos ajudar desde Vorlegal.

Qual a diferença entre a homologação do Título e da Especialidade? 

Se já tem o Título de Especialista no seu país de origem tem que ter em conta que não pode homologar diretamente. Primeiro é necessário homologar o Título General de Medicina e, posteriormente, o Título de Especialista.

Contudo, com o Título de Medicina Geral homologado já poderá aceder a alguns postos de trabalho em Espanha, como trabalhos em residências de terceira idade, onde existe muitíssima oferta, alguns tipos de trabalho em clínicas privadas, etc. Sem embargo, para trabalhar no setor público, ou seja, em Hospitais Públicos e Centros de Saúde, será necessário homologar o Título de Especialista. 

Que documentos são necessários para o Título de Medicina Geral?

A parte do modelo correspondente e a cópia do Passaporte os documentos necessários são:

  1. Título universitário ou certificado que acredite a sua expedição.
  2. Certificado analítico de estudos.
  3. Plano de estudos dividido por anos académicos com a carga horária total de cada uma das matérias cursadas e aprovadas

Estes três documentos são facultados pela Universidade em que se licenciou. 

Cuidado porque se se licenciou há 6 anos ou mais, também terá de se apresentar uma certificação de exercício profissional para acreditar que tenha trabalhado como Médico durante pelo menos 3 anos dentro dos últimos 5 anos. Este certificado é expedido pelo Conselho Regional de Medicina do seu Estado. 

Além disso, é necessário pagar uma taxa de 165 euros se se realiza desde Espanha. Pode-se pagar esta taxa a partir do seu país, mas o preço aumenta porque o banco cobrará uma comissão pela conversão para euros.

Há que ter em conta que estes documentos não se podem apresentar assim, é necessário que estejam apostilados para que tenham validade em Espanha. 

No caso do Brasil, poderá realizar-se no Conselho Nacional de Justiça ou num notário. 

Por outro lado, e apesar da semelhança entre as línguas espanhola e portuguesa, é necessária a apresentação de traduções oficiais de cada documento. Trabalhamos com tradutores juramentados em condições particularmente benéficas.

Onde se entrega a solicitude? 

A documentação pode-se entregar perante a autoridade competente do país de origem ou no Ministério de Educação de Espanha. 

Qual é o prazo de resolução? 

Depende do lugar onde seja apresentada a solicitude. Quando se apresenta em Madrid o prazo encurta-se de tal maneira que em aproximadamente um ano e meio se recebe a decisão. Se se apresenta no país de origem este prazo pode alargar-se à volta dos 6 meses ou mais.

Um dos motivos da demora na tramitação de estes expedientes é ter que complementar a solicitude com nova documentação. 

Por isso aconselhamos sempre apresentar a solicitude em Madrid e a prévia revisão da documentação para evitar demoras desnecessárias. 

Como o podemos ajudar em Vorlegal?

Como se pode comprovar este processo de homologação do Título de Medicina não é fácil e, se não se faz de forma organizada, pode converter-se  num autêntico quebra-cabeças e demorar mais tempo do que o necessário. 

Na Vorlegal temos experiência na realização deste tipo de trâmites. 

  • Guiamos-lhe na hora de conseguir toda a documentação necessária.
  • Assessoramos-lhe sobre os requisitos que tem que reunir a documentação assim como a Apostila dos mesmos e revemos o seu cumprimento
  • Verificamos que a documentação está completa e reúne todos os requisitos antes de se proceder à sua apresentação, para evitar demoras desnecessárias. 
  • Realizamos por si a solicitude diretamente nos escritórios do Ministério de Educação em Madrid, o que encurta os prazos. 
  • Também pagamos a taxa em Madrid, poupando-lhe com isso tempo e dinheiro.
  • Informamos-lhe pontualmente do estado da sua solicitude.
  • E falamos sua lingua!

Da mesma forma, para auxiliá-los nesse processo, criamos o grupo no Facebook de médicos brasileiros na Espanha.

Pode contactar-nos através de  info@vorlegal.com ou  +34 649 06 17 67 e consiga a sua homologação de forma mais fácil.

0 comentarios

Dejar un comentario

¿Quieres unirte a la conversación?
Siéntete libre de contribuir!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *


El periodo de verificación de reCAPTCHA ha caducado. Por favor, recarga la página.